A vocaçao de Fra Angelico é IZABELLA N11 6E

Vestuários da Grécia Antiga/ Giulianna n.8 6E

Vestuários da Grécia Antiga/ Giulianna n.8 6E
Mulheres gregas e seus vestuários

As togas/Rachel nº25 6E

As togas/Rachel nº25 6E
Esses são exemplos de como os romanos se vestiam, são as togas.

O Batismo de Cristo-Rachel n°25 6E

O Batismo de Cristo-Rachel n°25 6E
Essa é uma obra de Andrea del Verrocchio. O anjo pequeno da esquerda foi Leornado da Vinci que fez, um aluno de Andrea.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Bibliografias e Museus - Por Beatriz nº01 6ºanoE

Livros:

Título: EL MUSEO EGIPCIO DE EL CAIRO
Autores:LAMBELET, SUCESOR K.
Editora:LEHNERT & LANDROCK
Data de publicação:
1986

Título:COMO RECONHECER A ARTE EGIPCIA
Autores:LISE, GIORGIO
Editora:
EDICOES 70
Data de publicação:
1985

Título: UMA PIRAMIDE EGIPCIA
Autores:
BERGIN, MARKJAMES, JOHNMORLEY, JACQUELINE
Editora:
MANOLE
Data de publicação:
1993

Museus:

EL MUSEO EGIPCIO DE EL CAIRO (No Egito)

MASP (Em São Paulo com algumas coleções egípcias)


Beatriz nº01 6ºanoE

terça-feira, 16 de março de 2010

Pintura nos Edifícios/ Giulianna 6E n°08

A pintura complementava a escultura ou decorava as grandes superfícies dos edifícios. Não se utilizavam gradação, mistura de tonalidades, nem claro-escuro. As cores mais comuns eram cinza e azul, além do preto. No teto azul dos templos, as estrelas estão representadas por pequenos pontos luminosos.
Guilianna nº08 6E

Arquitetura Egípcia/ Rachel 6E n º25

A arquitetura egípcia aliava imponência e simplicidade. Todas as suas formas se originavam da casa residencial.Esta tinha plano retangular e dispunha-se em torno de troncos de palmeiras ou de outras árvores. Mesmo depois que os egípcios adotaram outros materiais - como a pedra -, subsistiram na decoração os temas vegetais: lótus, palma, papiros.

Rachel nº25 6E

Como nós sabemos?/Rachel 6E nº 25

Apesar de os egípcios antigosterem vivido há tanto tempo, podemos descobrir muitas coisas a respeito deles: o estilo de vida, os costumes, as crenças. As informações vêm de diferentes evidências: edfícios, estátuas, tumbas, inscrições e muitos objetos menores que perduraram desde os tempos antigos, enfim, bastante sobre arquitetura.

Rachel nº25 6E

Pirâmides/ Izabella 6E nº11

As pirâmnides são sem dúvidas o paradigma da arquitetura egípcia. Suas técnicas de construção continuam sendo objeto de estudo para engenheiros e historiadores. A pirâmide foi criada durante a dinastia III, pelo arquiteto Imhotep, e essa magnífica obra lhe valeu a divinização. No início as tumbas egípcias tinham a forma de pequenas caixas; eram feitas de barro, recebendo o nome de mastabas (banco). Foi desse arquiteto a idéia de superpor as mastabas, dando-lhes a forma de pirâmide. Mastabas portanto, eram edificações que se sobressaiam da terra, nas tumbas egípcias, e eram formadas por um módulo compacto de pedras ou tijolos, tendo as paredes inclinadas e de forma retangular.
Izabella

Nova Pirâmide/Luisa 6E nº16

A pirâmide escalonada de Djeser, idealizada pelo arquiteto e médico Imhotep, é a primeira estrutura desse tipo. Construída com pedra em vez de adobe, veio a ser a novidade que deixou para trás a tradicional mastaba, muito mais simples na forma. Também se deve a Imhotep a substituição do barro pela pedra, o que sem dúvida era mais apropriado, tendo em vista a conservação do corpo do morto.
Luisa n°16 6E

Manifestações artísticas/ Rachel nº 25, Luisa nº16, Giulianna nº08 e Izabella nº11 Turma 6E

Egito (4.000 a.C.-30 a.C.) – Os egípcios demonstram nas suas manifestações artísticas uma profunda religiosidade, dando um caráter monumental aos templos e às construções mortuárias, notabilizando-se, entre elas, as pirâmides, construídas de pedra, quando todas as comunidades ao longo do rio Nilo são unificadas em um único Império (cerca de 3.200 anos a.C.).
Rachel n°25 , Luisa nº 16 , Giulianna nº 08 e Izabella nº 11 Turma 6E

segunda-feira, 15 de março de 2010

Biografias - Por Beatriz nº01 6º ano E

Hassan Fathy
É um arquiteto egípcio que voltou-se para o estudo das construções rurais da sua região, especialmente a construção artesanal com tijolos de adobe.
A partir de estudos de campo redescobriu a construção de cúpulas de tijolos sem o uso de formas, tecnologia autóctone que parecia estar esquecida.
É o arquiteto mais conhecido do Egito.

Senemut
Nasceu numa família provincial letrada. Filho de Ramose e Hatnofer de Iuni. O fato de os seus pais terem sido enterrados no mesmo túmulo, deixa mais informações sobre a vida desta personalidade não pertencente à realeza. Senemut entra na história real do Egipto primeiro ao ser Pagem da Mulher e Deus (Hatshepsut) e depois ao serPagem da Filha do Rei (Nefrure).

Imhotep
Foi um misto de arquiteto, médico e mago. Os antigos egípcios deificaram-no, identificando-o a Esculápio, deus da medicina, sendo sua tumba local de peregrinação religiosa na antigüidade.
Imhotep arquitetou a primeira pirâmide do Egito - a pirâmide de Sacará, com seis enormes degraus, e que atinge aproximadamente 62 metros.


Beatriz nº01 6ºano E

Fonte: Wikipédia

Vídeos Sobre o Egito - Por Beatriz nº01 6º ano E

A seguir, vídeos sobre o egito:

http://www.youtube.com/watch?v=ywW8IJhNpns

http://www.youtube.com/watch?v=O3uwMJKre2s

Beatriz nº 01 6º ano E

Fonte: You Tube

Vídeo: ``Egito antigo Mitos e símbulos``

http://www.youtube.com/watch?v=-lLf2WoSBHE

Arquitetura do Egito


A arquitetura do Egito antigo inclui algumas das estruturas mais famosas do mundo: a região dos Grandes Pirâmides de Gizé e os templos em Tebas. Vários projetos foram organizados, contruídos e financiados pelo Estado para fins religiosos e comemorativos, mas também para reforçar o poder do faraó. Os antigos egípcios eram contrutores qualificados, usando ferramentas simples mas eficazes e instrumentos de observação, os arquitetos egípcios podiam construir grandes estruturas de pedra com exactidão e precisão.[11]

As habitações da elite e de outras classes sociais egípcias foram construídas com materiais perecíveis, tais como tijolos barro e madeira e, consequentemente, não sobreviveram ao tempo. Camponeses viviam em casas simples, enquanto os palácios da elite eram estruturas mais elaboradas. Os poucos palácios sobreviventes do Império Novo, como aqueles em Malkata e Amarna, mostram paredes e pisos ricamente decorados com cenas de pessoas, animais, sacerdotes e desenhos geométricos.[12] Estruturas importantes, como templos e túmulos, destinados a durar para sempre, foram construídas de pedra, em vez de tijolos.


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egito#Arquitetura.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Esfinge - Por Beatriz nº01 6ºano E

A esfinge egípcia é uma antiga criatura mística usualmente tida como um leão estendido — animal com associações solares sacras — com uma cabeça humana, usualmente a de um faraó. Também usada para demonstração de poder, assim como as pirâmides no Egito.

A imagem acima é uma fotografia da Esfinge de Gizé.


Vistas como guardiãs na estatuária egípcia, esfinges são descritas em uma destas duas formas:

Androsfinge (Sphinco Andro)- corpo de leão com cabeça de pessoa;
Hierocosfinge (Sphinco Oedipus Rex)- corpo de leão com cabeça de falcão.

A maior e mais famosa é Sesheps, a esfinge de Gizé, sita no planalto de Gizé no banco oeste do rio Nilo, feito em dois ao leste, com um pequeno templo entre suas patas. O rosto daquela esfinge é considerada como a cabeça do faraó Quéfren ou possivelmente a de seu irmão, o faraó Djedefré, que dataria sua construção da quarta dinastia (2723 a.C.–2563 a.C.). Contudo, há algumas teorias alternativas que redatam a esfinge ao pré-antigo império – e, de acordo com uma hipótese, a tempos pré-históricos.

Beatriz 6ºano E nº01

Fonte: Wikipédia

Templos egípcios - Por Beatriz nº01 6ºano E

Os templos egípcios não eram como as igrejas de hoje. Eram grandiosos, de dimensões enormes, com um portão imponente e amplos pátios abertos. Eram sustentados por gigantescas colunas.

A imagem acima é uma foto do templo de Luxor.

Ao fundo ficava a estátua do deus local e nas laterais um pequeno número de outros deuses. Nas fachadas, estátuas colossais dos faraós que mandaram construir os templos. No interior dos templos viviam numerosos sacerdotes, com cabeça raspada e vestidos com um túnica. Do antigo Egito sobraram as ruínas de dois grandiosos templos, os de Luxor e Karnak.

Beatriz 6ºanoE nº01

Fonte: Wikipédia