A vocaçao de Fra Angelico é IZABELLA N11 6E

Vestuários da Grécia Antiga/ Giulianna n.8 6E

Vestuários da Grécia Antiga/ Giulianna n.8 6E
Mulheres gregas e seus vestuários

As togas/Rachel nº25 6E

As togas/Rachel nº25 6E
Esses são exemplos de como os romanos se vestiam, são as togas.

O Batismo de Cristo-Rachel n°25 6E

O Batismo de Cristo-Rachel n°25 6E
Essa é uma obra de Andrea del Verrocchio. O anjo pequeno da esquerda foi Leornado da Vinci que fez, um aluno de Andrea.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Joaquin Sorolla - 6 ano E, Natália Pereira Colombo Farias Ramos, número 21

(Auto-retrato de Joaquin Sorolla - Museu Sorolla, de Madri)
Impressionismo: são pinturas com pouco realismo, com pinceladas (que era o principal da obra) tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol. O impressionismo surgio no século XIX . Geralmente os impressionistas pintam ao ar livre.
Joaquin Sorolla era espanhol, nasceu no dia 27 de fevereiro de 1863 em Valencia e morreu no dia 10 de agosto de 1923 em Cercedilla.
No começo de sua carreira foi tradicional, fez o necessário para se considerar um pintor acadêmico na época. Em 1900 mudou seu estilo de pintar para uma forma espetacular através de pinceladas rápidas e carregadas de tintas que plasmava a rica e vibrante gama de cores.
Em poucos anos suas obras se tornariam mundialmente famosas. Chegou a pintar para a Hispanic Society em Nova York e também em varias regiões da Espanha. Então morreu aos 60 anos de idade.

Obras

Títilo da obra: Menina;
Artista: Joaquin Sorolla (1863–1923);
Localização atual: Mususeu Nacional de Belas-Artes (Havana).
Título da obra: Meninos na praia;
Artista: Joaquin Sorolla (1863–1923);
Localização atual: Casarão do Bom Retiro de Madri;
Data: 1910.
Título da obra: Minha mulher e minhas filhas;
Artista: Joaquin Sorolla (1863–1923);
Localização atual: Coleção Particular.

Título da obra: E ainda dizem que peixe é caro;
Artista: Joaquin Sorolla (1863–1923);
Localização atual: Casarão do Bom Retiro de Madri;
Data: 1894.

Pierre Auguste Renoir/ Impressionismo/ Giulianna n° 8/ 6e

Pierre Auguste Renoir- Nome: Dança- Tamanho: 500 x 368
Pierre Auguste Renoir- Nome: Julie Manet com o gato- Tamanho: 415 x 500





Pierre Auguste Renoir- Nome: Garden Scene in Britanny- Tamanho: 400 x 329


Pierre Auguste Renoir nasceu na França, em 25 de fevereiro de 1841 e morreu em 3 de dezembro de 1919. Foi um dos mais famosos pintores franceses e um dos mais importantes nomes do movimento impressionista.
Durante seu período impressionista, entre 1870 à 1883, Renoir pintou várias paisagens, mas, suas obras se caracterizavam, principalmente, por retratarem a vida social urbana.

Seu estilo artístico era marcado pela presença de cores fortes e brilhantes, texturas e linhas harmoniosas. Sua obra, segundo o próprio Renoir, tinha como principal objetivo ser agradável aos olhos.
Sua obra de maior impacto foi "Le Moulin de la Galette", em que conseguiu elaborar uma atmosfera cheia de vida e alegria.

Fontes: Livros da biblioteca e os seguintes sites: http://www.suapesquisa.com.br/ e Wikipédia.

Historico do Impressionismo-Izabella 11 6e.

Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX.O nome do movimento é derivado da obra Impressão Nascer do Sol (1872), de Claude Monet ,um dos maiores pintores que já usou o impressionismo.
Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma.




Umas das pinturas de Claude Monet.
Os lírios brancos da água









Rosa e Azul La Promenade Dance at Bougival
Pierre Auguste Renoir (1841-1919)

Auto Retrato com Chapéu de Palha Les Alyschamps Eglise D'Auvers

Vincent Van Gogh (1853-1890)



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Impressionismo -Definição/ Rachel nº25 6E

O que é Impressionismo?

Impressionismo foi um movimento artístico europeu do século XIX. O nome desse movimento foi derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet um dos maiores pintores que já usou o impressionismo.
O Impressionismo tem algumas características : retratava uma nova visão da natureza, com pinceladas soltas dando destaque à luz e ao movimento para capturar as variações de cor que a luz do sol provocava na natureza. É por isso que a maioria das obras impressionistas são alegres e vibrantes,são pinturas sem contorno nítido, com manchas, sombras coloridas, não há uso da cor preta, cores puras e complementares .

Curiosidade: O Impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla suas obras.

Fontes:

http://clientes.insite.com.br/maguetas/impressionismo.php
http://www.smartkids.com.br/especiais/artes-impressionismo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Impressionismo


sábado, 16 de outubro de 2010

Camille Pissarro-Luisa Caboclo-6e nº16

Jacob Camille Pissarro,nasceu em 10 de julho de 1830, em Charlotte Armalie na ilha de São Tomás,e faleceu em Páris,3 de novembro de 1903.Era um pintor francês,co-fundador do impressionismo.
Aos 11 anos Camille Pissarro foi a Páris pra estudar em um colégio interno.Depois voltou a São Tomás para cuidar dos negócios da familia.
Com o passar dos anos,Camille foi se apaixonando pela arte,e a paixão pelas pinturas acabou mundando sua vida.Em 1852 conheceu o pintor dinamarquês Fritz Melbye, que ajudou transformar seu sonho em realidade.
Quando fez 23 anos,ele tomou posse de sua liberdade,indo para Páris com seu amigo Melbye,iniciar sua carreira(1855).Jacob ficou imprecionado com as obras de Camille Corot e fez amizade com muitos artistas impressionistas.Um de seus amigos foi Claude Monet,que junto a ele começou a pintar ao ar livre.
No decorrer da Guerra Franco-Prissiana(1870-1871),na qual todas sua obras haviam sido destruidas.Quando volotou,foi trabalhar com a companhia de Cézanne,com o objetivo de descobrir novas formas de expressão,Pissarro foi um dos primeiros artistas a usar a técnica da divisão através de manchas de cores isoladas-o seu quadro"The garden of Les Mathurins at Pontoise"(1876) é um exemplo.
A obra de Pissarro é reconhecida por uma paleta de cores cálidas e pela firmeza com que consegue captar a atmosfera, por meio de um trabalho preciso da luz. Seu material preferido foi o óleo, mas também fez experiências com aquarelas e giz pastel. A forma dos quadros de Pissarro tem muita influencia na obra de Cézanne, já que ouve muito influência entre os dois.Durante seus últimos anos,realizou viagens pela Europa a procura de novas temas. Hoje é considerado um dos paisagistas mais importantes do século 19. Os seus trabalhos mais conhecidos são "Le Verger",
"Les châtaigniers à Osny" e "Les chataigniers á Osny".
The garden of Les Mathurins at Pontoise,foi feito em 1876,com óleo sobre a tela,112.7 x 165.4 cm,está no The Nelson-Atkins Museum of Art, Kansas City

Auto-retrato/foi feito em 1873,com óleo sobre a tela,55x46 cm,está no Musée d'Orsay em Páris.
Les châtaigniers à Osny,foi feito em 1873,com óleo sobre a tela,65 x 81 cm,está em Private collection, New Jersey
Le Verger,foi feito em 1872,com óleo sobre a tela,45.1 x 54.9 cm ,está no National Gallery of Art, Washington
LUISA CABOCLO-6e 16-CAMILLE PISSARRO



















quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Fra Angelico- Izabella n11 6E


Esse é o anjo da Anunciaçao de Fra Angelico

Renascimento/ Personagem Michelangelo/ Giulianna n. 8



Michelangelo nasceu dia 6 de março de 1475, na cidade de Caprese, província florentina.


Seu pai Ludovico di Lionardo Buonarroti Simoni era um homem violento. Sua mãe Francesa morreu quando Michelangelo tinha 6 anos. Eram 5 irmãos, Michelangelo foi entregue aos cuidados de uma ama-de-leite. Brincando, Michelangelo atribuiu o fato de sua vocação de escultor. Ele enchia os cadernos da escola de exercícios com desenhos, totalmente desinteressados das lições sobre outras matérias. Por este motivo mais de uma vez foi espancado pelo pai e pelos irmãos de seu pai, porque parecia vergonhoso ter um artista na família, principalmente uma família de velha e aristocrática linhagem florentina, mencionada nas cronicas locais desde o século XII.


Aos 13 anos seu apego forte, sua obstinação, vence a do pai: Ingressa como aprendiz, no estúdio Domenico Ghirlandaio.Não se sabe muito bem o motivo na qual ele saiu desse estúdio, porem uma das versões diz qua seus primeiros trabalhos se revelaram-se tão bons que o professor, decidiu afastar o aluno.

FONTE: http://www.historianet.com.br/conteudo/dafault.aspx?codigo=197

Fra Angelico-Izabella n11 6E.


Essa imagem é uma imagem de Fra Angelico,o nome desse quadro é a coroaçao da Virgem Maria.

Paolo Uccello-Luisa 6e 16

Paolo Uccello um pintor italiano nasceu em 1497,em Florença e faleceu em 10 de dezembro de 1575,seu corpo esta enterrado na Igreja do Espirito Santo,em Florença.
Seu apelido de Uccello foi criado por causa de sua atrção por densenhar pássaros.Fez aulas com Lorenzo Ghiberti entre os anos de 1407 e 1414.Fez parte também da conclusão da porta do Batistério de Florença.
Ele fez parte de um evento chamado Quattrocento do Renascimento, destacando-se por causa de sua maestria de suas pinturas e pela impressão que o relevo deu a pintura.
Sua primeira obra foi Santo Antônio com São Cosme e Dimião encomendada pelo hospital Lelmo.Para Santa Maior ele pintou um afresco da Anunciação neste quadro ele usou suas colunas com perspectiva para fazer um prédio.Paolo Uccello adorava pintar animais e tinha uma imensa e especial coleção de passaros.
O pintor criou muitos afrescos sobre Gênesis, o Diluvio e a Arca de Noé e por isso é reconhecido como pintor de grendes paisagens.
Em 1432 começou a trabalhar somente em Florença fazendo afrescos para igreja(fez também pra a Catedral de Florença)e clientes particulares.
Em 1450 até 1456 pintou suas três obras mais famosas:A Batalha de São Romano,a vitoria do exercito de Florença em siena,em 1432,para o Palacio da Famila Médici.A ousada perspectiva da sensação de profundidade para a cene de guerra.
Depois de um tempo ele criou A Caçada na Floresta.Na obra tudo de orgeniza a partir de um ponto central distante.
Uccello tinha uma mente analistica e precisa,por isso tentou aplicar o metodo cientifico para a reparação de objetos em um espaço tridmencional.A perspectiva em seu quadros influenciou Piero della Francesca,Albrecht Durer e Leonardo da Vinci.




IMAGENS


LUISA CABOCLO 6E 16









































































quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Andrea del Verrocchio- Rachel nº25 6E

Andrea del Verrocchio, seu nome verdadeiro era Andrea di Francesco di Cione, nasceu em 1435 e faleceu em 1488. Era florentino italiano e participou do Renascimento (período artístico). Andrea era escultor,ouvires, pintor e também trabalhou na corte Lorenzo de Médici. Teve como alunos: Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Perugino, Ghirlandaio, entre outros.
O Batismo de Cristo foi uma obra feita em 1474 e 1475. A parte esquerda e o anjo da obra foi terminada por Leonardo da Vinci ainda jovem, por isso, Andrea decidiu nunca mais pintar, viu que Leonardo tinha ultrapassado sua tecnica e genialidade. Deceidiu se dedicar mais à escultura.
Uma escultura importante que Verrocchio fez foi a estátua equestre de Bartolomeo Colleoni, feita em 1478.

Curiosidades: as primeiras obras de Verrocchio são de 1460. Algumas obras são feitas de tinta a óleo, uma tinta muito antiga

Um pouquinho sobre o período artistico :Renascimento
-A Itália é conhecida como berço do Renascentismo;
-Aconteceu durante os séculos XIV e XV;
-Valorização da cultura greco-romana;
-O homem passava a ser o principal personagem;
-A razão e a natureza passaram a ser valorizadas com grande intensidade. O homem e o renascentista passam a observar a natureza e o universo.

Fontes: http://www.suapesquisa.com/renascimento/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Andrea_del_Verrocchio


Rachel número25 6anoE

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Fra Angelico -Izabella n11 6E.

Pintor italiano,o seu nome completo é Giovanni da Fiesole, conhecido também fra Giovanni, nasceu na cidade de Vicchio, aldeia de Mugello, em 1387. Seu nome verdadeiro pode ter sido Guido ou Guidolino mas ele quiz mudar.Ele morreu em 1455
Ele começou a pintar seus quadro por ter a sua vocaçao em "Retábulo dos Linaioli" primeira de suas obras assinadas, é de 1433.
A maioria de seus quadros é sobre cristo!

domingo, 22 de agosto de 2010

MASACCIO E SOBRE RENASCIMENTO



Título: A Trindade.

Autor: Masaccio.

Material: tinta á óleo.

Título: Crucificação.

Autor: Giotto.

Matrial: tinta á óleo.

Texto
Renascimento identifica o período da História da Europa, a partir do século 13 e meados do século 17( mudança do feudalismo para capitalismo). Feudalismo: modo de organização baseado no feudo, a área era cercada por um muro onde tinha o castelo e o senhor feudal e viviam os servos e na época que ainda não tinha comércio. Capitalismo: época em que o comércio nasceu. Na época do feudalismo os artistas pintavam coisas góticas (idade média) e depois sobre o humanismo e naturalismo (idade moderna)

Masaccio era um artista que nasceu em 21 de dezembro de 1401 e morreu em 1428 com apenas 27 anos. Nasceu em San Giovanni Valdarno, em Arrezo, na Toscana depois, mudou-se com sua família para Floresça. Ele foi um grande pintor na época de quatrocento e sua nacionalidade era italiana. Ele foi um dos primeiros artistas a usar perspectiva cientifica na pintura. A partir de 1423 Masaccio se libertou das tradições góticas (feudalismo para capitalismo) foi o segundo grande pintor da Itália depois de Giotto, Masaccio estudou a arte de Giotto em Florença e todas suas cenas (artes) é em suas referencias a Giotto.

Natália Pereira Colombo Farias Ramos 6º E, Nº 21

FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Masaccio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Leonardo da Vinci e o Renascentismo - Por Beatriz O.T.Garcia nº01 6ºE

Leonardo da Vinci nasceu no pequeno vilarejo de Vinci, próximo de Florença, em 1452. Autor de Mona Lisa, um dos quadros mais famosos da história, Leonardo era filho ilegítimo de um tabelião. Ele não teve educação formal e sabia pouco ou nenhum latim, isso fazia com que ele ficasse triste ao ver seus amigos com maior poder aquisitivo.Doente, passa o mês de abril de 1519 na cama, cercado por três quadros: a Monalisa del Giocondo; Santana, a Virgem e o Menino e o São João Batista. Morreu, no dia 2 de maio de 1519, nos braços do rei Francisco I. Suas obras mais importantes são: Mona Lisa, Última Ceia, Anunciação, Virgem dos Rochedos, O batismo de Cristo, A sagrada família e O Cordeirinho.Ele tornou-se capaz de pesquisar e realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano. A imagem acima é da Mona Lisa, a obra mais famosa de Da Vinci, pintada em 1506 aproximadamente com "sfumato" - a produção de gradações delicadas de tons ou cores pela tela.A Mona Lisa é uma das obras mais conhecidas do mundo.
Leonardo da Vinci foi um dos mais influentes no Renascentismo. O Renascentismo se desenvolveu entre 1300 e 1650. Além de trazer a antiga cultura greco-romana, aconteceram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências. O significado é ressurreição(o renascimento) do passado, considerado agora como fonte de inspiração e modelo de civilização. Num sentido geral, o Renascentismo pode ser entendido como a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam fixado a cultura da Idade Média.




Por: Beatriz O.T.Garcia, número 01, 6E

Fontes:
http://www.tg3.com.br/vinci/leonardo_da_vinci.htm
http://www.netsaber.com.br/biografias
http://desinformacoes.wordpress.com/2009/08/11/mulher-joga-xicara-de-cha-no-quadro-da-monalisa/

terça-feira, 25 de maio de 2010

imagens\Izabella n11

essa é a imagem de uma pessoa da Grécia usando tunica (a vestimenta do pais)

imagens Izabella n11

Izabella Pecci n11
essa é a imagem é a vestimenta de uma pessoa da Grécia usando tunica.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Biografia de Sophia Kokosalaki

Sophia Kokosalaki (nascida em 1972) é uma designer de moda grega com sua marca em Londres. Com uma graduação da Central Saint Martins College of Art and Design de Londres, ela foi escolhida para desenhar as roupas da cerimônia de abertura e de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2004, que foram cediados em sua cidade natal, Atenas. Ela nasceu e foi educada na Grécia onde estudou literatura na Universidade de Atenas, Kokosalaki é conhecida como "estrela ascendente" do Mundo Fashion londrino.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sophia_Kokosalaki

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vestuário e adornos da Grécia Comtemporânea


Atualmente, o vestuário grego está ocidentalizado, calças jeans e camisetas são comuns no cotidiano das grandes cidades gregas.
Más, ainda observamos a tendência helênica ou da Grécia antiga em muitas peças do vestuário grego, como vestidos e calçados, são exemplos os vestidos de um ombro só e as sandálias.
As tiaras também lembram as diademas e muitas pulseiras e braceletes também remetem à Grécia antiga.
A tendência grega influenciou a cultura ocidental, desde a época do império romano.
Os adornos usados atualmente na Grécia são as jóias: brincos, colares, pingentes, pulseiras, braceletes, com motivos da Grécia antiga, vários em ouro ou folheados a ouro.






Curiosidade:
No período bizantino, quando o cristianismo passou a religião oficial, começaram a dar mais importância às roupas. A cor roxa ou púrpura era utilizada pelas pessoas mais ricas pois a sua tintura era feita de uma planta rara, já os pobres utilizavam a cor azul que era feita de uréia, pois os tintureiros bebiam bebidas alcoólicas e depois urinavam num balde para utilizar na tintura da cor azul.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moda
http://www.adorojoias.com.br/tendencia-vestido-com-estilo-grego/
http://fashionbubbles.com/moda/deusa-grega-entre-os-hits-em-vestidos-de-festa-para-2010/

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Moda romana contemporânea - Por: Beatriz O. T. G. nº01 6ºE





As imagens são respectivamente: A vitrine de uma badalada loja romana e um desfile na Semana de Moda de Roma.
Roma é atualmente conhecida como a cidade da moda. Lá acontecem importantes eventos de moda, como a Semana de Moda de Roma.
As tendências romanas são seguidas no mundo inteiro porque lá existem inúmeros estilistas extremamente talentosos, entre eles ANDREA PFISTER, que, além de excelente estilista, é dono de uma importante loja de sapatos. Nascido em 30 de agosto de 1942, ele revolucionou o conceito do mundo dos sapatos. Para ele sapatos bons e bonitos são indispensáveis na vida de uma pessoa.
Roma, é visitada por inúmeros turistas todo ano. Estes turistas vêm com diversos objetivos, um deles é admirar toda a moda presente em Roma.
Para todos os estilistas é uma honra representar sua marca na Semana de Moda Romana. Afinal, Roma esta situada na Itália, o país da moda.
Há muitas revistas no mundo que seguem tendências romanas, uma delas, a Revista VOGUE. Principalmente na edição nº262, publicada em Janeiro de 2010, na Espanha.
A Revista VOGUE, é tida como a melhor revista de moda que existe.

Produzido por:
Beatriz O. T. G. nº01 6ºE

segunda-feira, 3 de maio de 2010

imagens/Luisa 16 6e









fonte:www.google.com.br/vestuario romano








Tipos de vestuários e adornos Romanos/Rachel nº25 6E

Os romanos usavam sandalias para sair, chinelos para fica em casa e uma peça de roupa cortada como um manto que se chamava TOGA. Os escravos usavam apenas uma túnica simples. Os patrões usavam um manto solto pregueado, a toga, sobre sua túnica.
Como roupa de baixo, os romanos usavam um colete de lã e uma túnica ou camiseta feita com dois panos custurados, com ou sem mangas, e as mulheres usavam faixas peitorais como sutiã.
A população começou a usar roupas feitas de linho egipcio.
Para a patroa se vestir e arrumar-se, três escravas ajudavan-la, cada escrava usava uma túnica comprida chamada STOLA.
PENTEADOS:os homens e as mulheres frisavam os cabelos para fazerem penteados artísticos, eles punhavam óleo e gordura nas cabeças para fazer o cabelo crescer.
GLORIA AS MÃES: as mães que tinha 3 filhos usavam um vestido com enfeites diferenciados.
fontes:livros-proximo ao mediterrâneo(os romanos)
-os romanos(povos do passado)

Rachel nº25 6E.

Como os povos da Grécia antiga faziam as roupas? Izabella11 6e

Em cada lar, do mais rico ao mais pobre, era tarefa das mulheres tecer o pano para fazer túnicas, mantas e lençóis,comprava-se pele de carneiro no mercado e lavava-se a pele no pátio de casa. Depois, os pelos eram arrancados e deles faziam os novelos de lã. As mulheres então tingiam, fiavam e teciam. A peça que saía do tear estava pronta para ser usada. Não era preciso cortar nem costurar nem costurar.
O aspecto interessante a respeito das roupas gregas era o de poder vesti-las com rapidez. Roupas de baixo não existem.

Izabella 11 6e

Como se vestiam na Grécia/Giulianna 08 6E.

Usava-se apenas um pano, que era pregado e amarrado para dele fazer uma túnica chamada chitón. Um outro pano, caindo em dobras era colocado por cima como manto. Os jovens e os escravos usavam chitóns curtos. As mulheres e os homens mais velhos usavam chitóns mais longos. As túnicas não tinham bolsos. Os gregos levavam o dinheiro nas dobras das túnicas.
Ao olhar para as estatuetas, somos levados a pensar que todas as pessoas andavam de branco. De fato, as mulheres gostavam de roupas claras. Os homens também usavam túnicas brancas simples, como um fino debrum colorido durante o dia. Mas, de noite, trajavam túnicas de cor vermelha, marrom, verde, azul ou amarelo-ocre.
Giulianna 08 6e

Vestuario e Adornos.ROMA ANTIGA/Luisa 16 6e

Os romanos usavam sandalias para sair,chinelos para fica em casa,uma peça de roupa cortada como um manto, que se chamava TOGA.
A toga podia ser quadrada ou retangular ela era colocada e pregueada no corpo. As togas eram feitas de lã.

As mulheres ricas gostavam de usar perfumes,cosmeticos e jóis.Elas calçamum tipo de bota , parecida coma dos homens, porém, mais delicadas, com cores vivas e enfeitadas com perolas ou pedras preciosas.
Tanto os homens como as mulheres usavam cabeleiras e dentes postiços.
As caracteristicas da toga nos ajudam a identificar o grupo social da pessoa.
Os escravos,plebeus e soldados usavam somente a tunica(que ficavam de baixo da toga).No campo, pobres e escravos usam tamancos de madeira ou inrrolam os pés com peles ou groceiros,trapos de lã.

CURIOSIDADE:-a ROMA começou a comercializar com o EGITO.
-as ROUPAS tiveram infuencias GREGAS.
LUISA 16 6E
fontes:livros-proximo ao mediterrâneo(os romanos)
-os romanos(povos do passado)


quarta-feira, 17 de março de 2010

Bibliografias e Museus - Por Beatriz nº01 6ºanoE

Livros:

Título: EL MUSEO EGIPCIO DE EL CAIRO
Autores:LAMBELET, SUCESOR K.
Editora:LEHNERT & LANDROCK
Data de publicação:
1986

Título:COMO RECONHECER A ARTE EGIPCIA
Autores:LISE, GIORGIO
Editora:
EDICOES 70
Data de publicação:
1985

Título: UMA PIRAMIDE EGIPCIA
Autores:
BERGIN, MARKJAMES, JOHNMORLEY, JACQUELINE
Editora:
MANOLE
Data de publicação:
1993

Museus:

EL MUSEO EGIPCIO DE EL CAIRO (No Egito)

MASP (Em São Paulo com algumas coleções egípcias)


Beatriz nº01 6ºanoE

terça-feira, 16 de março de 2010

Pintura nos Edifícios/ Giulianna 6E n°08

A pintura complementava a escultura ou decorava as grandes superfícies dos edifícios. Não se utilizavam gradação, mistura de tonalidades, nem claro-escuro. As cores mais comuns eram cinza e azul, além do preto. No teto azul dos templos, as estrelas estão representadas por pequenos pontos luminosos.
Guilianna nº08 6E

Arquitetura Egípcia/ Rachel 6E n º25

A arquitetura egípcia aliava imponência e simplicidade. Todas as suas formas se originavam da casa residencial.Esta tinha plano retangular e dispunha-se em torno de troncos de palmeiras ou de outras árvores. Mesmo depois que os egípcios adotaram outros materiais - como a pedra -, subsistiram na decoração os temas vegetais: lótus, palma, papiros.

Rachel nº25 6E

Como nós sabemos?/Rachel 6E nº 25

Apesar de os egípcios antigosterem vivido há tanto tempo, podemos descobrir muitas coisas a respeito deles: o estilo de vida, os costumes, as crenças. As informações vêm de diferentes evidências: edfícios, estátuas, tumbas, inscrições e muitos objetos menores que perduraram desde os tempos antigos, enfim, bastante sobre arquitetura.

Rachel nº25 6E

Pirâmides/ Izabella 6E nº11

As pirâmnides são sem dúvidas o paradigma da arquitetura egípcia. Suas técnicas de construção continuam sendo objeto de estudo para engenheiros e historiadores. A pirâmide foi criada durante a dinastia III, pelo arquiteto Imhotep, e essa magnífica obra lhe valeu a divinização. No início as tumbas egípcias tinham a forma de pequenas caixas; eram feitas de barro, recebendo o nome de mastabas (banco). Foi desse arquiteto a idéia de superpor as mastabas, dando-lhes a forma de pirâmide. Mastabas portanto, eram edificações que se sobressaiam da terra, nas tumbas egípcias, e eram formadas por um módulo compacto de pedras ou tijolos, tendo as paredes inclinadas e de forma retangular.
Izabella

Nova Pirâmide/Luisa 6E nº16

A pirâmide escalonada de Djeser, idealizada pelo arquiteto e médico Imhotep, é a primeira estrutura desse tipo. Construída com pedra em vez de adobe, veio a ser a novidade que deixou para trás a tradicional mastaba, muito mais simples na forma. Também se deve a Imhotep a substituição do barro pela pedra, o que sem dúvida era mais apropriado, tendo em vista a conservação do corpo do morto.
Luisa n°16 6E

Manifestações artísticas/ Rachel nº 25, Luisa nº16, Giulianna nº08 e Izabella nº11 Turma 6E

Egito (4.000 a.C.-30 a.C.) – Os egípcios demonstram nas suas manifestações artísticas uma profunda religiosidade, dando um caráter monumental aos templos e às construções mortuárias, notabilizando-se, entre elas, as pirâmides, construídas de pedra, quando todas as comunidades ao longo do rio Nilo são unificadas em um único Império (cerca de 3.200 anos a.C.).
Rachel n°25 , Luisa nº 16 , Giulianna nº 08 e Izabella nº 11 Turma 6E

segunda-feira, 15 de março de 2010

Biografias - Por Beatriz nº01 6º ano E

Hassan Fathy
É um arquiteto egípcio que voltou-se para o estudo das construções rurais da sua região, especialmente a construção artesanal com tijolos de adobe.
A partir de estudos de campo redescobriu a construção de cúpulas de tijolos sem o uso de formas, tecnologia autóctone que parecia estar esquecida.
É o arquiteto mais conhecido do Egito.

Senemut
Nasceu numa família provincial letrada. Filho de Ramose e Hatnofer de Iuni. O fato de os seus pais terem sido enterrados no mesmo túmulo, deixa mais informações sobre a vida desta personalidade não pertencente à realeza. Senemut entra na história real do Egipto primeiro ao ser Pagem da Mulher e Deus (Hatshepsut) e depois ao serPagem da Filha do Rei (Nefrure).

Imhotep
Foi um misto de arquiteto, médico e mago. Os antigos egípcios deificaram-no, identificando-o a Esculápio, deus da medicina, sendo sua tumba local de peregrinação religiosa na antigüidade.
Imhotep arquitetou a primeira pirâmide do Egito - a pirâmide de Sacará, com seis enormes degraus, e que atinge aproximadamente 62 metros.


Beatriz nº01 6ºano E

Fonte: Wikipédia

Vídeos Sobre o Egito - Por Beatriz nº01 6º ano E

A seguir, vídeos sobre o egito:

http://www.youtube.com/watch?v=ywW8IJhNpns

http://www.youtube.com/watch?v=O3uwMJKre2s

Beatriz nº 01 6º ano E

Fonte: You Tube

Vídeo: ``Egito antigo Mitos e símbulos``

http://www.youtube.com/watch?v=-lLf2WoSBHE

Arquitetura do Egito


A arquitetura do Egito antigo inclui algumas das estruturas mais famosas do mundo: a região dos Grandes Pirâmides de Gizé e os templos em Tebas. Vários projetos foram organizados, contruídos e financiados pelo Estado para fins religiosos e comemorativos, mas também para reforçar o poder do faraó. Os antigos egípcios eram contrutores qualificados, usando ferramentas simples mas eficazes e instrumentos de observação, os arquitetos egípcios podiam construir grandes estruturas de pedra com exactidão e precisão.[11]

As habitações da elite e de outras classes sociais egípcias foram construídas com materiais perecíveis, tais como tijolos barro e madeira e, consequentemente, não sobreviveram ao tempo. Camponeses viviam em casas simples, enquanto os palácios da elite eram estruturas mais elaboradas. Os poucos palácios sobreviventes do Império Novo, como aqueles em Malkata e Amarna, mostram paredes e pisos ricamente decorados com cenas de pessoas, animais, sacerdotes e desenhos geométricos.[12] Estruturas importantes, como templos e túmulos, destinados a durar para sempre, foram construídas de pedra, em vez de tijolos.


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egito#Arquitetura.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Esfinge - Por Beatriz nº01 6ºano E

A esfinge egípcia é uma antiga criatura mística usualmente tida como um leão estendido — animal com associações solares sacras — com uma cabeça humana, usualmente a de um faraó. Também usada para demonstração de poder, assim como as pirâmides no Egito.

A imagem acima é uma fotografia da Esfinge de Gizé.


Vistas como guardiãs na estatuária egípcia, esfinges são descritas em uma destas duas formas:

Androsfinge (Sphinco Andro)- corpo de leão com cabeça de pessoa;
Hierocosfinge (Sphinco Oedipus Rex)- corpo de leão com cabeça de falcão.

A maior e mais famosa é Sesheps, a esfinge de Gizé, sita no planalto de Gizé no banco oeste do rio Nilo, feito em dois ao leste, com um pequeno templo entre suas patas. O rosto daquela esfinge é considerada como a cabeça do faraó Quéfren ou possivelmente a de seu irmão, o faraó Djedefré, que dataria sua construção da quarta dinastia (2723 a.C.–2563 a.C.). Contudo, há algumas teorias alternativas que redatam a esfinge ao pré-antigo império – e, de acordo com uma hipótese, a tempos pré-históricos.

Beatriz 6ºano E nº01

Fonte: Wikipédia

Templos egípcios - Por Beatriz nº01 6ºano E

Os templos egípcios não eram como as igrejas de hoje. Eram grandiosos, de dimensões enormes, com um portão imponente e amplos pátios abertos. Eram sustentados por gigantescas colunas.

A imagem acima é uma foto do templo de Luxor.

Ao fundo ficava a estátua do deus local e nas laterais um pequeno número de outros deuses. Nas fachadas, estátuas colossais dos faraós que mandaram construir os templos. No interior dos templos viviam numerosos sacerdotes, com cabeça raspada e vestidos com um túnica. Do antigo Egito sobraram as ruínas de dois grandiosos templos, os de Luxor e Karnak.

Beatriz 6ºanoE nº01

Fonte: Wikipédia